17 de junho de 2009

Big Linux: do Brasil para o mundo

Conheça o Big Linux
big2

Em visual bonito, agradável e funcional, o Big Linux, SO genuinamente brasileiro, vem em CD com um sistema operacional em linux completo, Desktop 3D, detecção de hardware automática, acesso à internet sem instalação no HD, uma grande lista de programas já instalados à sua disposição: suíte OpenOffice completa (similares do word, excel, power point, access), navegadores, mensageiros instantâneos, players de áudio e vídeo, compartilhadores de arquivos, emuladores, dicionário, curso de digitação, editor de imagens, 8 opções de temas -prontos para uso-, além das ferramentas de imagem que permitem aampla personalização de temas. Você pode instalá-lo em quantos micros quiser ou vender PCs com o Big Linux pré-instalado, sem nenhum tipo de comunicado ou pagamento de licença. Vale lembrar que versões “live CD” rodam até em PCs com HD danificada ou sem HD e acessam a internet em qualquer computador ligado à internet, mesmo em uma rede, identificando o acesso automaticamente. Vem com Manual eletrônico.
big linux prototipo
Central Big: o sistema conta ainda com a exclusiva e inteligente Central Big, que é o centro de controle onde você pode configurar rede e conexão à internet, instalar novos programas, configurar o KDE, configurar o hardware (vídeo, som, impressora), gerenciar usuários, escolher aparência (são 8 temas), configurar servidores (apache, ltsp, ftp, ssh), verificar atualizações e correções do sistema. Em “Outras Opções” é possível ainda: Ativar/Config. XGL, Leitura e Escrita em partições NTFS, escolher player multimídia para o Firefox, gerenciar boot e economia de memória, iniciar programas automaticamente, fixar dispositivos de rede e remasterizar o Big Linux. Traz no rodapé links para aceso ao Site, ao Forum e ao Manual do Big Linux.
Emuladores: Para os aficcionados em jogos, ele traz emuladores para Atari, DOS, Mega Drive, Game Boy, Nintendo, SNES e Wine, esse último para emular programas do Windows.
Nagevadores: conta com o Firefox e Opera, Konqueror e Lilo
Editores: Além do pacote OpenOffice, conta com o AbiWord, Kate, Kwirte, Kedit, Gnotepad+ e KNotes.
Antivírus: vem com o Klamav, que pode ser instalado e atualizado on-line mesmo sem estar instalado no HD. Com esse recurso é possível limpar vírus em partições Windows, evitando a formatação do HD e a reinstalação do sistema. Caso prefira é possível acessar, copiar e salvar seus arquivos para um pendrive, por exemplo, antes de formatar o HD. É uma ferramenta essencial para técnicos em informática.
Inicialização do sistema: basta configurar o boot para bootar através do drive de CD e esperar a montagem do sistema, que identifica automáticamente todo o hardware da máquina. Antes, confira se o seu PC reúne os requisitos mínimos para rodá-lo.
TV e Rádio: se o PC tiver a placa de captura
Mensageiros: vem com MSN, Skype, AIM, ICQ, IRC, Yahoo, Gaim
Jogos: vem com quebra-cabeça, clone do PacMan, corrida de cobras, espacial (2), Frozen-Bubble, SuperTux (tipo do SuperMário), motocross game, Tetris, similares do Arcanóide, do Tetrix e Tron, XGalaga, Paciência, Freecell, Xadrez, Reversi, Campo Minado, Sokoban e alguns outros similares.
Mais Programas: vem com softwares para telefonia móvel, Bluetooth, Palm Pilot, Moto4lin, servidor de controle infra-vermelho LIRC, compactador, criptografia,
MÍDIAS CD & DVD: programas para gravar, reproduzir e editar CDs e DVDs
FORUM: Dispõe de Forum para solução de problemas e dúvidas no endereço http://www.biglinux.com.br/forum/
COMO FERRAMENTA: o Big Linux é uma excelente e indispensável ferramenta para TIs, principalmente na manutenção, recuperação e desinfecção de sistemas Windows. Com ele é possível acessar, salvar arquivos e dados e restaurar o Windows afetado por pane ou por infecção de vírus.
Configuração mínima para uso do sistema:Processador Intel ou compatível de 300 MHZ, 196 MB de memória RAM e para efetuar instalação no HD 3 GB de espaço em disco.
Configuração recomendada para uso do sistema:
Processador Intel ou compatível de 1 GHZ, 512 MB de memória RAM e para ativar efeitos 3D placa gráfica com aceleração 3D com driver compatível com AIGLX, em geral placas de vídeo Intel, nVIDIA ou ATI.
Nota: alguns recursos só serão disponibilizados através de instalação no HD.
***Big Linux é uma distribuição criada e mantida por Bruno Gonçalves Araújo e colaboradores e disponível para download no site http://biglinux.com.br/index.html
Get Free Shots from Snap.com